quarta-feira, 30 de abril de 2008

Para aquisição dos livros Forças e formas (2002) e Lira à brasileira (2007)

Para adquirir os livros Forças e formas: aspectos da literatura brasileira contemporânea - dos anos 70 aos 90 (2002) e Lira à brasileira: erótica, poética, política (2007), ligue para Livraria da Edufes - (27) 3335 7682 ou 3335 2372 ou Livraria Prazer da Prosa - (27) 3345 2344. Ou escreva para o próprio autor: wilberth@uol.com.br.

Sumário de Forças e Formas:

Os anos 70: breve história de um tempo
Estação primeira
70 eh 70, mas que diabos quer dizer isto? (a geração)
Medo, medo, medo (situação política e resistência)
Pares & ímpares: o passado a limpo (heranças e recusas)
Da boca pra fora (coloquial, gíria e pornô)
Indo, rindo: por que não? (o humor como estratégia)
Minorias? (mulheres, negros, homossexuais e poetas)
Aberto para balanços

Os anos 80 e 90: no meio do redemoinho
Dos Temas:
Silêncio, psiu, solidão!
Sexo, amor & adjacências
Dos Recursos:
A última do poeta: sob a palavra do humor
A sala de espelhos (em torno à metapoesia)

Uma certa enciclopédia poética: cismas em torno da poesia brasileira pós-80



Sumário de Lira à brasileira:

I. POÉTICA
1) Drummond em três tempos
2) De como se lia Cecília Meireles: breve revisão crítica e alguns exercícios comparativos
3) Quatro poetas (Arnaldo, Augusto, Carlito, Glauco) e algumas provocações em torno do par cidade-poesia
4) O verbo, e o voco, no visual: dois exemplos de poesia-zen (Pedro Xisto e Arnaldo Antunes)

II. POLÍTICA
5) Militância e humor na “poesia de testemunho” de Leila Míccolis
6) Sobras: o Brasil segundo Glauco (do Jornal Dobrabil aos Cem sonetos panfletários)
7) Tempos de Paulo Leminski: entre estória e história
8) Notas: tentando ouvir-me em Sérgio Sampaio nos anos setenta

III. ERÓTICA
9) Sodomia em verso: um tema quase escuso
10) E o Juca pirou: o império da paródia (do indianismo sublime de G. Dias à poesia bem obscena de B. Guimarães e de Cantáridas)
11) Cabral (se) descobre (em) Sevilha: a cidade feita, medida
12) Um ambivalente amor: análise da canção “O quereres” de Caetano Veloso
13) Por uma estética do excêntrico na poesia: prazer e razão (também em Et eu tu, de Arnaldo Antunes)



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